Guia de Pragas

INSETOS E ARANHAS

.
Há muitas famílias de insetos e aranhas que podem ser verdadeiras pragas em casas e escritórios. Algumas comportam riscos devido às suas picadas ou ferroadas, outras porque transmitem doenças ou contaminam alimentos e outras ainda, porque danificam materiais e propriedades.
Estes, normalmente são classificados como:
Insetos dos produtos armazenados;
Insetos que vivem em fendas e cavidades;
Insetos em condições úmidas;
Moscas;
Insetos que picam;
Formigas;
Mosquitos;
Traças e lagartas;
Pragas das plantas;
Aranhas e escorpiões;
Cupins;
Insetos prejudiciais à madeira;
Vespas e abelhas;
Pragas dos Têxteis;
Baratas

AVES

.
Graças à sua atraente plumagem e cantar, a maioria das 293 espécies de aves referenciadas no Brasil convive bem conosco. Mas a ave errada no local errado pode ser uma verdadeira ameaça.
Graças à sua atraente plumagem e cantar, a maioria das 293 espécies de aves referenciadas no Brasil convive bem conosco. Mas a ave errada no local errado pode ser uma verdadeira ameaça.
Pombo das rochas;
Rola turca;
Gaivota;
Pardal.

RATOS

Os ratos se ploriferam em ambientes que ofereçam alimentos, abrigo e água e podem gerar diversos prejuízos, como:
Doenças (Leptospirose, Salmonelose, Tifo Murino, Peste Bubônica, Cólera, Febre Mordedura, Hantavirose, Doença de Chagas, Pela de rato);
Contaminação de alimentos;
Roem cordas, madeira, fios e cabos elétricos podendo provocar acidentes de trabalho, incêndios, etc;
Os ratos possuem diversas habilidades físicas como: Locomoção, roem materiais duros, nadam, se equilibram, possuem excelente impulso, são capazes de escalar e cavar.
Espécies de ratos:
Camundongo, também conhecido como Mus muscullus;
Ratazana, também conhecido como Rattus norvegicus;
Rato de telhado, também conhecido como Rattus rattus.

CUPINS

Os ratos se ploriferam em ambientes que ofereçam alimentos, abrigo e água e podem gerar diversos prejuízos, como:
Os cupins formam uma organização perfeita, um exército disciplinado, um inimigo que consome seus investimentos.
Os Cupins são primitivos, sociais, vivem em túneis fechados, solo, madeira ou estruturas suspensas, em árvores e arbustos. As colônias podem apresentar milhares de indivíduos, compreendendo 3 ou mais classes:
Alados, operários e soldados.
Os cupins se dividem em dois grandes grupos:
Cupins de madeira seca: Espécie que caracteriza grande prejuízo no Brasil, formam colônias pequenas, atacam móveis, livros, batentes, portas, etc. Sua presença pode ser identificada através da presença de pequenos pellets fecais cuja coloração pode variar conforme a tonalidade da madeira.
Cupins subterrâneos: Espécie que se caracteriza por prejuízos incalculáveis, pois a população das colônias desta espécie podem abrigar milhões de insetos, que são originários do subsolo ou de caixões perdidos entre estruturas de alvenaria.

DENGUE

.
A dengue é uma doença febril aguda que se caracteriza por um início repentino, que permanece de cinco a sete dias e apresenta sintomas como:
Cefaléia intensa, dores retroorbitais, articulares e musculares e após 3 ou 4 dias erupções cutâneas. O doente apresenta mal-estar e fadiga.
.
A dengue hemorrágica se tornou uma epdemia na região sudeste, seguida de altos números de óbitos. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (fêmea), que utilizam de acúmulos de água limpa para depositar seus ovos e dar início a um novo ciclo biológico.
O Aedes Aegypti pica durante o dia, principalmente no início da manhã ou no final da tarde e procriam-se em locais que contém água parada e limpa.

MOSCAS DOMÉSTICAS E VAREJEIRAS

.
As moscas domésticas são consideradas um risco à saúde, pois são disseminadoras de bactérias, protozoários e fungos patogênicos levados em seu corpo e suas patas. A fêmea produz cerca de 700 ovos. Durante o dia são atraídas pelas cores amarela e vermelha e à noite e em dias quentes, são atraídas pelas cores azuladas e ultravioleta.
.
As moscas varejeiras possuem cores metálicas em ser corpo, principalmente no abdômen. A larva varejeira se alimenta de carcaças, vísceras e excrementos de vários animais, razão pela qual a varejeira adulta é muito encontrada em abatedouros, aviários, lixo doméstico, feiras livres, etc. O alimento preferido das moscas varejeiras é o sangue.

BARATAS

.
As baratas são os animais mais intoleráveis no convívio humano. Possuem hábitos noturnos, porém, quando aparecem durante o dia é indicativo de alta infestação da mesma.
As baratas gostam de ambientes úmidos e algumas espécies preferem um calor ambiental relativamente alto.
.
A contaminação produzida pela secreção odorosa que exalam de vários pontos da mesma que podem alterar desagradavelmente o sabor dos alimentos por elas tocados e a disseminação mecânica de bactérias, vírus, fungos e outros microorganismos patogênicos.
As bactérias deixadas pela barata causam doenças como: Febre tifóide, infecção no sistema urogenital, gastroentenites, desinteria, diarréia, alergias, pneumunia e infecções diversas.
Se abrigam em canaletas de fiação elétricas suspensas, motores, painéis elétricos, revestimentos de forros, equipamentos, paredes, forros falsos, frestas, fendas, borracha de geladeira e demais locais.
Tipos de baratas
Periplaneta americana, também conhecida como barata de esgoto;
Blatella germânica, também conhecida como baratinha.

COMO CONTROLAMOS

DESINSETIZAÇÃO

.
É o controle a insetos rasteiros, tais como: baratas, pulgas, aracnídeos e formigas, etc. Sendo importante para cada tratamento a identificação dos tipos de insetos a serem combatidos, adequando-se dessa forma os equipamentos, produtos e processos a serem utilizados.
.
Direcionado para: Indústrias alimentícias, farmacêuticas, de cosméticos, hospitais e maternidade, instituições educacionais, igrejas e templos religiosos, hotéis, hipermercados, mercados, empresas e residências em geral. Consiste no monitoramento periódico para identificar possíveis focos de pragas urbanas (baratas, pulgas, formigas, traças, moscas, mosquitos e insetos rasteiros em geral).

Tipos de Desinsetização:
Desinsetização - pulverização
Esta Desinsetização não mancha, trabalhamos também com produto microcapsulado (sem cheiro), mais seguro. Controle de insetos como: baratas, traças, carrapatos, pulgas, percevejos e outros.
Monitoramento e acompanhamento durante o período de contrato.

Desinsetização em gel
Controla barata tipo Blatella germânica ( francesinha ) e formiga. Não deixa cheiro e não mancha, não é necessário desocupar o local, indicado para locais onde há pessoas alérgicas, idosas, doentes e animais domésticos. Muito usado em restaurantes, padarias, hospitais, consultórios Médicos e Odontológicos e outros.
Monitoramento de acompanhamento durante o período de contrato.

DESRATIZAÇÃO

.
É o controle a roedores como: ratazanas, rato de telhado e camundongo. Estes são animais capazes de se adaptarem ao meio ambiente em que o homem vive, trazendo-nos inúmeros prejuízos, além de serem responsáveis pela transmissão de diversas doenças.
.
Trabalho orientado por normas e padrões com profissionais treinados e reciclados. Iniciamos o trabalho com a instalação de pontos fixos de iscagem e envenenamento, identificação e mapeamento dos pontos de iscagem e envenenamento.
Após fazemos o monitoramento periódico (amostragem) dos pontos de iscagem e envenenamento, permitindo a detecção precoce da infestação e a redução do impacto ambiental.
Oferecemos um custo fixo mensal independente do número de intervenções, controle rigoroso no uso de defensivos químicos evitando acidentes e rotatividade dos defensivos químicos evitando a formação de resistência genética.

DESCUPINIZAÇÃO

.
É o controle de cupins, como: cupins de solo ou de madeira e brocas. Sendo importante que se faça uma prévia avaliação para constatar o tipo de inseto, sua origem e grau de infestação.
Nossa garantia é baseada no monitoramento periódico dos ambientes tratados e no compromisso com a proteção do patrimônio dos nossos parceiros.
.
A estratégia e as técnicas de controle de cupim variam de acordo com o local atingido e a intensidade da infestação, compreendendo:

Tratamento do solo (barreira química);
Tratamento das madeiras colocadas à massa construída (alvenaria);
Tratamento das vias de acesso à estrutura (condutores elétricos, telefonia, informática, antenas coletivas, etc.);
Prospecção de ninhos de cupins e vãos isolados (caixões perdidos, tetos rebaixados, vãos de escadas, etc.);
Remoção física de ninhos, madeiramento afetado e outras fontes de alimentação da praga;

A Gold Service só emite uma proposta técnica comercial após realizar a inspeção no local e identificar a espécie e intensidade da infestação.